Menu Principal
Início
O que é Nutrição Funcional?
Cursos de Extensão
Curso Pós Graduação
Blog
Currículo
Links
Bibliografias
Nutricionistas Funcionais
Artigos/Matérias
Contato
Procurar
Gestação Saudável
Infertilidade
Esclerose Múltipla e Nutrição
Próstata e Nutrição
Disfunção Erétil
Cálculos renais
Sensibilidade ao Glúten
Distúrbios de Humor
Distúrbios do Sono
Administrator

 
 

Alternative content


Infertilidade PDF Imprimir E-mail
Por Gabriel de Carvalho   

            A reprodução é um acontecimento natural, mas extremamente complexo se considerarmos os eventos envolvidos e como a qualidade de vida influencia neste processo.

            Já é sabido que a obesidade aumenta a probabilidade da infertilidade, isto ocorre devido a alterações nas características hormonais destes indivíduos. Nestes casos alterações no ciclo menstrual podem ocorrer dificultando a reprodução.

            Recentemente foi publicado estudo realizados com 60 casais que estavam em tratamento para reprodução assistida e ficou comprovado que os casais que realizam acompanhamento nutricional apresentam chance DUAS vezes maior de terem sucesso na fertilização. Estes resultados comprovam que a nutrição materna e paterna é fundamental para que a fecundação ocorra com sucesso.

            Foi constatado na pesquisa que o consumo excessivo de carboidrato refinado e o excesso de carne vermelha favorecem a infertilidade enquanto que a alimentação rica em vegetais, peixes e gorduras monoinsaturadas tem efeito favorável.

            Estresse, poluição, toxinas, sedentarismo, tabagismo, etilismo, uso abusivo de medicamentos, corantes, conservantes e acidulantes são fatores que depletam nutrientes do organismo causando aumentos dos radicais livres. Estas moléculas quando não são neutralizadas por antioxidantes desencadeiam ou pioram quadros de doenças como endometriose, infertilidade sem causa aparente e ainda pode ser a razão por abortos de repetição.

            O estado nutricional também é importante para a qualidade de oocitos e espermatozoides e, portanto é fundamental para que a gestação ocorra.

            A nutrição funcional, através de uma aprofundada análise metabólica, tem garantido sucesso na fertilidade de muitos pacientes.

            Pratique a nutrição funcional!

 

Juliana Bueno

Nutricionista Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional– CRN2 8860

 

Para agenda uma consulta entre em contato em contato pelo telefone 51-3224 4046 ou nos visite na rua Vigário José Inácio, 630/703, Porto Alegre.